Uma estudante da região noroeste paulista está prestes a ganhar o primeiro carimbo no passaporte. Gabriela Pires de Araújo, estudante de São Francisco (SP), teve a melhor nota de todo o Estado em teste de inglês e como prêmio poderá conhecer e estudar em Cambridge, na Inglaterra.
A aluna teve o melhor desempenho no teste Cambridge English. Uma das cidades estudantis mais antigas do mundo com belas obras arquitetônicas e muita história para contar. Isso e muito mais é o que espera Gabriela.
“Quero conhecer tudo, mas vou para fazer curso de inglês, será um curso intensivo, então quero voltar com novas experiências, com meu conhecimento elevado, e com ótimas histórias”, afirma Gabriela.
Ela estuda na Escola Estadual Dom Artur Horsthuis e é dona da melhor pontuação no exame de proficiência Cambridge English Benchmarking Test, aplicado em outubro. A prova foi feita por 11 mil alunos dos centros de estudos de línguas do estado. A escola onde ela estuda, em Jales (SP), foi a que teve o maior número de inscritos, em relação à quantidade de alunos matriculados.
Todos os custos com passagem, alimentação, translado, hospedagem e seguro de vida serão pagos pela instituição inglesa. A premiação foi dada ao aluno matriculado no Centro de Estudo de Línguas (CEL) de melhor desempenho dentro da turma com maior adesão ao teste. A parceria com a Educação de São Paulo foi a primeira na América Latina.
“Minha intenção no futuro é fazer uma faculdade fora do Brasil, e creio que essa oportunidade vai abrir portas para mim”, afirma.
Nesse intercâmbio de quase 10 dias ela vai sozinha e imagine como está o coração da mãe. “Estou muito feliz pela conquista, muita gente fala que sou louca de deixar ir, mas no mesmo tempo é um orgulho e quero que ela se dê bem. Fico meio apreensiva de deixar ela só”, afirma a mãe Elizangela Pires de Araújo.
A professora Micheli Cristina Custódio é outra que está toda orgulhosa com a conquista da aluna. É que ela sabe o que essa viagem pode representar na vida de um estudante. “O aluno volta com uma habilidade de fala melhor, bagagem cultural de conhecer novo país, família inglesa, viver a escola”, afirma a professora Micheli Cristina Custódio.
O teste
Para medir o nível de proficiência em língua inglesa os alunos tiveram as habilidades de escrita e leitura analisadas pelo teste elaborado pela Cambridge English Language Assessment, departamento da Universidade de Cambridge, o mesmo que cuida das avaliações de proficiência e formação de professores. Educadores da rede estadual paulista também participaram da avalição.
Os resultados ajudarão a Educação e diretores dos CELs a conhecer melhor o nível dos seus alunos. Os dados individuais são confidenciais e foram computados pela equipe de Cambridge English, podendo ser utilizados como base para planejar ações e intervenções nas unidades, fomentando futuros projetos de fortalecimento do inglês na esfera pública.
http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba