Em novo endereço e com melhor estrutura física, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) “Drº Theodósio Dério Semeghini” de Fernandópolis recebeu na manhã desta sexta-feira, 24, a visita de lideranças da cidade e região que foram conhecer as novas instalações do posto, na avenida Afonso Cáfaro, Jardim Higienópolis.
A mudança de prédio, além de proporcionar um melhor espaço físico também permite ao SAMU de Fernandópolis a busca pelo documento de qualificação, que irá permitir o aumento de suas verbas mensais. Hoje o órgão recebe cerca de R$119 mil por mês, esse valor pode aumentar para aproximadamente R$180 mil.
O SAMU Fernandópolis atende também aos municípios de São João das Duas Pontes, Meridiano, Pedranópolis, Mira Estrela, Macedônia, Indiaporã, Ouroeste, Guarani D’Oeste, Populina, Turmalina, São João de Iracema e Estrela D’Oeste, por meio do Cisarf (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Fernandópolis), coordenado por Dirce Azadinho.
Parafraseando texto do padre Antônio Vieira, Rosimeire Hernandes, coordenadora do SAMU, destacou que obras são essenciais para falar ao coração do homem. “É isso o que está acontecendo aqui, em apenas 11 meses, conseguimos uma infraestrutura nova. No prédio antigo não tínhamos ventilação, nem garagem para os veículos, nem salas para todos os servidores. Assim que a construção da base foi concluída, conseguimos a colaboração dos vereadores, empresários e secretários municipais para a compra dos móveis do local. Estamos muito agradecidos”, destacou.
“Tudo o que vocês estão vendo aqui só é possível porque nós promovemos a maior união política da história de Fernandópolis. O Executivo, junto com os deputados Fausto Pinato e Gilmar Gimenes, além da Câmara de Vereadores trouxe uma esperança no coração do povo, dos empresários de nossa cidade”, disse o prefeito André Pessuto.
O secretário municipal de Saúde, Flávio Ferreira, falou que desde o início do ano o SAMU tem recebido melhorias. “Primeiro veio a viatura e agora temos este espaço mais adequado e a condição de buscar mais recursos para nossa base”, ressaltou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Étore Baroni, destacou que o SAMU é referência de praticar o bem e salvar vidas. “Tenho certeza que teremos melhores condições para o serviço. Tenho orgulho de representar os vereadores que são parte integrante de tudo isso. Juntos, podemos ir mais longe”, falou.
O deputado federal Fausto Pinato destacou que Fernandópolis tem sido motivo de muito orgulho. “Estar aqui é motivo de muita alegria para mim. Bombeiro e SAMU são instituições de maior confiança pela sociedade; e a saúde é uma área que buscamos investir. Agora, estamos trazendo outra ambulância convencional ao município”.
Presente na visita às novas instalações do SAMU, o empresário Paulo Okuma também foi saudado pelo prefeito. “Devemos agradecer imensamente ao Paulinho Okuma e à sua esposa por acreditarem em Fernandópolis, na nossa administração e em nossos deputados. Aqui em Fernandópolis estamos trabalhando na contramão da crise, conseguimos melhorar a geração de emprego nos primeiros dez meses desse ano em comparação a 2016, estamos investindo no parque Industrial VI e lojas como a Americanas estão chegando à cidade”, destacou.
Pessuto ainda falou da importância de cada servidor do SAMU. “Neste ano de 2017, nossa Ouvidoria não recebeu nenhuma reclamação relacionada ao SAMU. Nós devemos isso a todos os colaboradores e também à parceria com o Corpo de Bombeiros, que realiza serviço integrado com o órgão, muito obrigada”, falou.
Também participaram da visita os vereadores de Fernandópolis, o prefeito e vice de Pedranópolis, Marcos Adriano da Silva e Aparecido Donizetti Tanganelli; prefeito de Mira Estrela, Marcio Castrequini; prefeito de Estrela D’oeste, Antonio Valter dos Santos; e o prefeito de Guarani D’oeste, Nilson Timporim Caffer.