O último domingo, 26, foi de festa e premiações para os alunos destaques na 15ª edição do Concurso ‘Literário Filhos da Terra’. Em uma solenidade realizada no Teatro Municipal “Merciol Viscardi”, os finalistas do concurso, acompanhados por seus familiares e representantes de suas escolas, participaram do momento de entrega de premiações aos primeiros classificados em cada categoria.
O projeto teve início em abril e todos os trabalhos selecionados pela comissão julgadora foram editados em uma publicação especial, onde cada finalista foi presenteado com um exemplar. Além da publicação em livro, o primeiro colocado recebeu o ‘Troféu Coruja’ e o segundo e terceiro classificados ganharam medalhas e diploma de participação, também foi eleito um quarto premiado em cada série, agraciado com medalha.
O objetivo do projeto foi incentivar e divulgar a produção Literária, com tema de livre escolha de cada participante. Os vencedores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental foram anunciados e premiados durante a “Tarde Literária”, já os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nível universitário e categoria livre, participaram da “Noite Literária” para receberem suas premiações.
O prefeito André Pessuto fez questão de participar dos dois momentos de premiações, enaltecendo a importância do dia e parabenizando os vencedores “Valorizar a cultura é contribuir para a formação de cidadãos do bem e conscientes. Em nossa gestão daremos o apoio necessário para os projetos culturais e o ‘Filhos da Terra’ é sem dúvida um dos mais importantes concursos literários da nossa região. Parabéns a todos os envolvidos”, disse.
Para a secretária de Cultura, Iraci Pinotti, reativar o ‘Filhos da Terra’ era um grande desejo que se torna realidade. “O concurso estava suspenso desde 2012 e voltar a desenvolver esse projeto, que começamos na década de 90, é algo muito especial e gratificante. Há um envolvimento grande de todas as escolas e muitos talentos são descobertos com apoio dos professores e familiares. Para o ano que vem já temos muitas ideias em mente para tornar o evento ainda maior”, comentou.
ATRAÇÃO
Na “Tarde Literária” uma das grandes atrações foi o Núcleo Teatral do Centro Cultural Merciol Viscardi, sob a supervisão do professor Rafael de Lima, onde as crianças declamaram as poesias e prosas vencedoras em primeiro lugar.
Já a “Noite Literária” as declamações foram feitas pelos atores Fábio Sanches e Victória dos Santos Carneiro Alves Lopes.
O ‘Filhos da Terra’ realizado pela Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Divisão Biblioteca Municipal; tem como parceiros a Diretoria Regional de Ensino e Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF.