A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente.
Observando sua importância no contexto social, tendo como objetivo proporcionar técnicas e informações necessárias para a realização de uma arborização urbana planejada, Fernandópolis sedia nesta quinta-feira, dia 22, o 2º Fórum de Arborização Urbana, evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária das Faculdades Integradas de Fernandópolis – FIFE e Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil.
O evento, que será aberto ao público, terá início às 08h, na Câmara Municipal, com a presença de autoridades políticas e ambientais da região Noroeste Paulista. Na pauta serão abordados diferentes temas, entre eles a arborização da cidade, podas e supressões, as leis do município que regem o assunto e o plano de Mata Atlântica de Fernandópolis.
Para a secretária de Meio Ambiente, Estéfani Sugahara, ‘o Fórum tem como principal proposta, promover a conscientização da população em relação à arborização, propondo um maior conhecimento do Plano de Arborização da cidade, que também está à disposição através do site da Prefeitura (www.fernandopolis.sp.gov.br) para qualquer pessoa que queira acessar, mostrando a importância que as árvores têm para a qualidade de vida da população’.
PROGRAMAÇÃO
08h – Recepção e credenciamento
08h30 às 09h30 – Arborização Urbana de Fernandópolis
Miguel F. Ribeiro Neto – Biólogo SMA
09h30 às 10h30 – Plano Municipal de Mata Atlântica de Fernandópolis
Luiz Sérgio Vanzela – Eng. Agrônomo – SMA
10h30 às 11h – Mesa Redonda: Arborização Urbana
Miguel F. Ribeiro Neto – Biólogo SMA
Luiz Sérgio Vanzela – Eng. Agrônomo – SMA
Ricardo Henrique Del Grossi – SAA
Gisele Herbst Vazquez – Universidade Brasil