O Conselho Municipal de Turismo de Fernandópolis - COMTUR, realizou no último dia 28 de maio a 18ª reunião na qual foi feita a definição dos membros do conselho para deliberação de projetos e movimentação dos recursos do fundo municipal de turismo.
Foram nomeados para compor o conselho os seguintes nomes: Wagner Kamiyama, Iraci Pinotti, Simone Bispo da Silva, Vânia Aparecida dos Santos e Fernando Lyra. Segundo a portaria nº 18.097, publicada nesta terça-feira (05-06) no diário oficial do município, o Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR, será administrado pelas secretarias municipais de fazenda e desenvolvimento sustentável.
Ainda segundo a publicação as funções dos membros do conselho deliberativo não serão remuneradas; e sim reconhecidos como prestação de serviços relevantes ao município.
Nesta reunião do dia 28 de maio, Wagner Kamiyama, secretário municipal de desenvolvimento sustentável e turismo, apresentou a ideia inicial a respeito do primeiro projeto do MIT, (Município de Interesse Turístico) a ser desenvolvido.
Segundo o secretário o primeiro investimento será no centro de informação turística junto a casa do artesão, que será construído na praça central, para dar suporte aos turistas em visita a cidade. Lá eles poderão obter informações de pontos turísticos, lembranças e a produção artesanal de Fernandópolis.
O projeto prevê ainda a construção de um palco, também na praça Joaquim Antônio Pereira, para atender a demanda e todos os eventos da cultura e turismo da cidade. A Secretária de Cultura Iraci Pinotti, juntamente com Wagner, mostrou a todos o pré-projeto 3D, produzido pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, que foi aprovado por todos os conselheiros. Após, concluído a primeira etapa, será desenvolvido na sequência a segunda ação: o projeto de sinalização turística.
Será feito futuramente também a sinalização da estrada do coqueiro, que terá como ponto de apoio a casa de madeira, datada de 1911, que está localizada na entrada da fazenda da Família Cáfaro. A casa se tornou um ponto de referência a todos os eventos que são realizados na estrada e que já está em processo de transformação em reserva privada de patrimônio natural (RPPN).
Ainda durante a reunião, a presidente do conselho Simone Bispo, falou um pouco sobre o andamento do evento do salão São Paulo de turismo. Ela explicou mais uma vez sobre a importância da participação do munícipio neste evento.
O membro do conselho Rafael de Araújo, representante dos guias de turismo, explicou sobre alguns produtos do munícipio que serão expostos no salão São Paulo de turismo. Rafael esteve com o produtor de cachaça onde estão sendo confeccionadas garrafas personalizadas para o evento. Explicou também sobre o Brigadeiro de Banana produzido na cidade pela empresa Brigadeiro Real. O brigadeiro já foi destaque gastronômico no estado de São Paulo e também será levado para exposição. Além da cachaça e do brigadeiro, serão levados também mel e doces.
Por fim a secretária Iraci informou a todos os conselheiros sobre o desassoreamento da represa Beira Rio e pediu a colaboração de todos pra que dessem idéias de atividades diferentes que chamem atenção para serem implantadas no bosque da cidade.