O próximo dia 10 será, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas no Brasil o mês todo é dedicado a campanha ‘Setembro Amarelo’, que tem como objetivo prevenir e conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
Em Fernandópolis, o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica NASF estarão em conjunto promovendo ações que visam a conscientização sobre a data.
As atividades serão nos dias 13, 15 e 17 de setembro na Escola Carlos Barozzi. Na oportunidade o tema destaque será "Diálogos sobre Saúde Mental e Emocional na Escola". Os profissionais também vão realizar orientações com os professores nos dias 14 e 16, visitarão o Distrito de Brasitânia e no dia 28 vão participar de um bate-papo na FEF.
“Mais do que falar sobre ‘Setembro Amarelo’, a atividade consiste em promover reflexões atuais, utilizando parte do material que as escolas públicas já utilizam, com uma linguagem que considera, inclusive, o contexto de Pandemia. Tanto para a linha de cuidados ao adolescente e jovem, quanto para a Saúde Mental em Geral, a proposta volta-se a um novo olhar sobre o tema”, comentou a coordenadora do CAPS de Fernandópolis, Paula Buzzato Gabriel.
Em virtude da importância desse tema, a Secom – Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Fernandópolis inicia nos próximos dias uma campanha junto a Imprensa local. O principal objetivo é dar visibilidade as ações promovidas pelo CAPS, apoiando e incentivando a população a dar mais atenção e importância para o tema.
SOBRE O SETEMBRO AMARELO
O ‘Setembro Amarelo’ tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade de suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde 2015, sendo uma campanha criada pelo Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O “Setembro Amarelo” busca salvar vidas por meio da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um tabu.
Serviço:
No município de Fernandópolis é possível buscar auxílio nas unidades básicas de saúde de referência para orientações e no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, localizado na rua Professor Olívio de Araújo, 08, Boa Vista, telefone 3442-3172. Horário de acolhimento às 07h e às 14h.