A Corporação Musical de Fernandópolis está de casa nova. Com ela, a OSFER – Orquestra de Sopros passa a atender os mais de 70 músicos que fazem parte do projeto em sua nova sede, no prédio da (antiga Cesp) ao lado do Mercadão, que foi retomado e reformado pela Prefeitura.
A inauguração oficial aconteceu na manhã do último sábado, 21, com a presença do prefeito e vice-prefeito André Pessuto e Artur Silveira, dos vereadores, do deputado federal Fausto Pinato e da deputada estadual Analice Fernandes.
O novo prédio recebeu o nome de ‘Edifício Geraldo Bataglia’, uma justa homenagem ao homem que trouxe a música para Fernandópolis, por meio da escola ‘Santa Cecília’ e que de 1960 a 2004 expediu mais de 4 mil certificados de formação musical para alunos da cidade e região.
Estavam presentes no evento, as filhas do homenageado, Teresinha, Neuza e Ivete, que encantaram o público mostrando suas habilidades ao tocar algumas músicas no piano. “Hoje é um dia muito especial para a nossa família, é o reconhecimento de Fernandópolis para o trabalho pioneiro que o nosso pai realizou na cidade. Nossa gratidão, em especial ao ver que seu nome está gravado na sede da Corporação Musical”, disse Teresinha Bataglia.
Para a deputada estadual Analice Fernandes, propositora da emenda de reforma do prédio, essa conquista trará um grande benefício para a sociedade. “Hoje é um dia histórico, pois a Osfer é um patrimônio cultural da cidade, há muitos anos eles mereciam essa sede e quando o prefeito André Pessuto nos procurou, prontamente nos colocamos a ajudar”, ressaltou Analice.
O deputado federal Fausto Pinato também enalteceu a importância da sede da Orquestra de Sopros. “Parabenizo o empenho do maestro Fernando Paina por essa conquista, toda a diretoria da Corporação Musical e aos brilhantes músicos que fazem parte deste projeto sensacional. Como fernandopolense é um orgulho saber que temos uma Orquestra de altíssimo nível”, discursou Fausto.
O presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Pinato destacou que o novo prédio traz melhores condições de trabalho, ensaio para os músicos e de estocagem para os instrumentos. “Há muitos anos a Osfer merecia essa atenção especial do Poder Público. Sem dúvidas a nova sede será muito bem utilizada pelos músicos e a população ganha também com essa conquista”, destacou Gustavo Pinato.
Para o prefeito de Fernandópolis, André Pessuto, essa é uma das principais realizações do seu governo, já que lutava por uma sede para a Corporação Musical desde há época em que era vereador. “Hoje está difícil segurar as lágrimas e não chorar de emoção e felicidade. Há décadas a Corporação buscava um local digno para guardar os instrumentos, para ensaiar. Sou um apaixonado pela Cultura e pela música, sei o quanto isso melhora a vida das pessoas, incentiva nossas crianças e ver esse sonho antigo sair do papel é muito gratificante”, explanou Pessuto.
HOMENAGEM (EX-PREFEITO)
O público presente na cerimônia se encantou com uma apresentação realizada pelos músicos da Osfer. Uma homenagem proposta pelo prefeito André Pessuto emocionou o público, ele chamou ao palco os ex-prefeitos Adilson Campos e Milton Leão. O atual chefe do executivo falou da importância de todos os ex-prefeitos para o desenvolvimento da cidade, porém, destacou todo o trabalho feito por Leão, um dos grandes incentivadores da Orquestra de Sopros de Fernandópolis.
“Drº Milton, em nome de toda a Osfer, em nome de toda a população, nosso muito obrigado por toda a sua dedicação, por todo o seu trabalho na condução de nossa cidade. Sinta-se abraçado por todos, o nosso carinho e nossa consideração”, disse Pessuto.
Muito emocionado e surpreso com a homenagem, o ex-prefeito agradeceu as palavras de carinho. “Muito obrigado ao povo de Fernandópolis e a você André pela lembrança. Amo muito essa cidade e lutei demais pela corporação musical. Só tenho gratidão por essa cidade”, finalizou muito emocionado o ex-prefeito Milton Leão.