O número de pessoas internadas com suspeita ou confirmação de Covid-19 cresceu 264% na região no período de um mês. Em 1º de maio, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Rio Preto tinha 37 pacientes em hospitais em leitos de enfermaria ou de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Agora, a região tem 135 pessoas internadas.
O crescimento é reflexo do grande número de casos registrados nas últimas semanas - na região do DRS, que inclui 102 cidades, a média móvel diária de positivos subiu de 118 para 323 em um mês.
Atualmente, o DRS de Rio Preto tem 111 pessoas em leitos de enfermaria e 24 nos de UTI. A taxa de ocupação de leitos está em 40,2% e 47,5%, respectivamente.
No Hospital de Base, a ocupação dos leitos está em 93% na enfermaria e 91% na UTI. A diretora da instituição, Amalia Tieco, afirma que a equipe acompanha com atenção o crescimento da demanda por internação.
“Por enquanto, a gente está conseguindo dar conta da demanda. Quem está chegando, está internando. Mas a gente tem que ver depois, se ficar aumentando muito, o que iremos fazer”, afirma a diretora.
Amália afirma que o HB não recebe mais verba especial do SUS para internação de pacientes com Covid-19. Todos os custos estão sendo bancados pela instituição. “Se fosse em outra época, teríamos um número de pacientes quatro vezes maior”, afirma a diretora.
O Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, reforçou nesta quinta-feira, 2, o pedido para que pessoas com esquema vacinal atrasado se vacinem. O Estado vive um cenário de alta de casos e internações, ainda que o patamar atual seja bem menor do que o na época do pico da Ômicron.
Atualmente, São Paulo tem 2,7 milhões de faltosos da segunda dose, e mais de 10 milhões que não tomaram a dose de reforço, informou o secretário. “Os internados são, normalmente, pessoas que não tomaram as doses completas da vacina, idosos ou pessoas com comorbidades", afirmou.
Levantamento da Secretaria de Saúde de Fernandópolis aponta 487 casos positivos para Covid-19 em Fernandópolis entre os dias 25 de maio e 02 de junho. O número chega a 23.068 infectados desde o início da pandemia.
O informativo traz 41.312 testes negativos e 22.312 pessoas curadas. 104 pacientes aguardam resultados de exames para a doença.
Até o momento, 389 pessoas já morreram devido a complicações da Covid-19 no município.
Uma reunião com o Comitê de Contingência e Combate ao Coronavírus de Fernandópolis definiu que, neste momento, não há necessidade da obrigatoriedade do uso de máscara.
Algumas cidades da região estão recomendando ou até mesmo obrigando o uso em locais fechados, como é o caso de São José do Rio Preto, após decreto do prefeito Edinho Araújo.